sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BÍBLIA, REGRA DE FÉ E PRÁTICA


Textos: 2 Tm 3:16, Jo 5.39,  

Objetivo: Mostrar a Estrutura da Bíblia seus livros do Antigo Testamento e Novo Testamento, sua inspiração e inerrância.

INTRODUÇÃO
A Bíblia é a Palavra de Deus. O autor da Bíblia é o próprio Deus. Foi Ele quem inspirou os escritores da Bíblia através do Espírito Santo. A Bíblia trata de muitos assuntos, mas o seu tema principal ou central é a Obra de Cristo em favor do homem. Foi escrita com a finalidade de levar o homem a salvação em Cristo Jesus, e por isto deve ser nossa única regra de fé e conduta. O primeiro passo para compreender a Bíblia é a conversão, pois o homem natural não pode entender as coisas de Deus - l Co 2.14,15.


1. HISTÓRIA E ESTRUTURA DA BÍBLIA

a) Bíblia, o livro dos Livros: A Bíblia é um conjunto de 66 livros e divide-se em duas partes: Velho Testamento e Novo Testamen­to. A Bíblia trata de muitos assuntos: história, biografia, poesia, profecia, parábolas e sal­mos. Foi escrita num período de aproximadamente 1600 anos por Cerca de 40 escritores que viveram em épocas, lugares e costumes diferentes iniciando com Moisés que escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, chamado de Pentateuco e concluída com o apocalipse de autoria do apostolo João cerca de 100 anos depois de Cristo... Entre eles havia: reis, esta­distas, filósofos, sacerdotes, pastores, pescadores, médico e cobrador de impostos.
O Velho Testamento foi escrito pela primeira vez na língua dos judeus, o hebraico, já o Novo Testamento foi escrito em grego, que era a língua dominante na época. A primeira tradução da Bíblia para a língua portuguesa foi feita por João Ferreira de Almeida em 1.681 na Holanda. A Bíblia já foi traduzida em mais de 1000 línguas e dialetos. Mas, apesar de tanta diversidade, há uma admirável unidade em todo o seu conjunto. Todos os seus livros apontam para um único tema: Jesus Cristo.

b) O Antigo Testamento: O Velho Testamento descreve a criação do mundo, a criação do homem e a história de Israel, o povo escolhido por Deus. O Velho Testamento possui 39 livros classificando-se em quatro grupos: Pentateuco, Histórico, Poéticos e Proféticos.

Pentateuco - 5 Livros
§     (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio)

Históricos -12 livros
(Josué, Juizes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester)

Poéticos - 5 livros
§     (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares)

Proféticos -17 livros
§     Profetas Maiores: (Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel) – 5 Livros.
§     Profetas Menores: (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias) 12 Livros.

c) O Novo Testamento: O Novo Testamento descreve o nascimento de Jesus Cristo, sua vida, morte e ressurreição; descreve as histórias dos apóstolos; a história da igreja primitiva; e contém ensinos a respeito das doutrinas centrais da fé Cristã. Possui 27 livros e estes se classificam em quatro grupos: Evangelhos, Histórico, Epístolas e Profético.

Evangelhos - 4 livros
§     Livros que podem ser chamados de históricos, mas preferivelmente classificamos aqui como livros biográficos - Mateus, Marcos, Lucas e João.

Histórico - 1 livro
§     Atos dos Apóstolos, que relata a história da igreja.

Epístolas - 21 livros
§     13 Epístolas Paulinas (ou seja, escrita pelo Apóstolo Paulo): (Aos Romanos, I e II Aos Coríntios, Aos Gálatas, Aos Efésios, Aos Filipenses, Aos Colossenses, I e II Aos Tessalonicenses, I e II Timóteo, A Tito e A Filemom)
§     1 Epístola cujo autor  é desconhecido - Aos Hebreus
§     7 Epístolas Gerais - foram escritas para todas as igrejas (Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas)

Profético -1 livro
§     O Apocalipse, escrito pelo apóstolo João.


2. PROVAS DA INSPIRAÇÃO DIVINA DA BÍBLIA

a) O cumprimento das profecia: Nas profecias da Bíblia está revelado o futuro das cidades, de povos e do mundo. Todas elas estão se cumprindo. As profecias a respeito de Jesus se cumpriram até nos mínimos detalhes. Em nossos dias vemos diariamente o cumprimento de muitas predições bíblicas.

b) A sua autoridade e Poder transformador: Jesus mesmo declarou que a Palavra de Deus é a verdade (João 17.17). Milhares de pessoas foram transformadas pela mensagem das Escrituras, em cumprimento a sua palavra que diz “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.(João 8:32). Os maiores criminosos tornam-se cidadãos pacíficos e ordeiros. E as sociedades mais corruptas são elevadas e enobrecidas (Lucas 19.1-10). Jesus também afirmou que não conhecer as Escrituras é um grave erro (Mateus 22.29).

c) O Testemunho do Espírito Santo: Em fim a maior prova da inspiração divina da Bíblia é sentida pelo crente em seu interior, quando o Espírito Santo testifica junto ao seu espírito que ele é filho de Deus - Romanos 8.16.


3. COMO E PORQUE DEVEMOS LER A BÍBLIA

a) Com atitude de submissão e oração - Salmos 119.18 Salmos 119.33-40: Submissão a Deus e humildade é a atitude certa para se ler as Escrituras Sagradas. Devemos examiná-la cuidadosamente e com o propósito de obedecê-la - Tiago 1.22. Antes de lermos a Bíblia, devemos orar pedindo orientação divina, pois o mesmo Espírito que inspirou homens para escrevê-la, é quem ilumina os seus leitores a compreender o que está escrito. Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade - João 16.13.

b) Com confiança Tomando posse das promessas - Hebreus 11.6 Jeremias 1.12: Para se entender a Bíblia é preciso ter fé. Embora a nossa razão não consiga compreender certos fatos da Bíblia, como a Santíssima Trindade, a encarnação e outros assuntos, mesmo assim devemos crer que tudo o que nela está escrito é a verdade, e Ela é fiel – Tito 1.2. A Bíblia está sempre atualizada. Quando lemos as suas promessas, devemos tomá-las para nós, crendo o que Deus fez por seus filhos no passado, Ele faz por nós ainda hoje.

c) Com cuidado e método - Atos 17.11: Pouco adianta ler a Bíblia de maneira superficial, para acalmar a consciência. A Bíblia não deve ser apenas lida, mas estudada com cuidado e interesse para descobrirmos as verdades a respeito de Deus. Devemos ler a Bíblia diariamente e sistematicamente. Ao estudar a Bíblia devemos procurar um lugar calmo a fim de poder meditar, e é bom se ter na mão um caderno para anotar as conclusões do nosso estudo (que poderá ser uma promessa de Deus, um mandamento a cumprir, uma atitude a ser mudada, um pecado a ser abandonado, etc). É muito proveitoso ler a Bíblia toda em um ano. Para isto é preciso ler 3 capítulos por dia de 2ª a 6ª feira, 5 capítulos no sábado e 5 capítulos no domingo. É necessário ler a Bíblia toda pelo menos uma vez, para se ter uma ideia de toda revelação de Deus. Entendendo que a mesma é progressiva, e podemos compreendê-la bem, quando lermos todos os seus livros, porque se completam entre si.

A BÍBLIA É:
Mandamento de Deus
Josué 1.8,9.
Alimento para a alma
l Pedro 2.1,2.
Palavra que limpa e nos santifica
João 17.17.
Nossa orientadora
Salmos 119.105
Nossa fonte de fé
Romanos 10.17.
Nossa arma
Efésios 6.17.
A explicação a razão de nossa fé
1 Pedro 3.15.








4. CONCLUSÃO
Deus tem prazer em se revelar aos seus filhos quando estes se aproximam. Na sua palavra  em Hebreus 11.6 diz: “que aqueles que se aproximam de Deus precisam crer que Ele exista”, e por Ele existir devemos buscá-lo pois Ele é galardoador daqueles que assim o fazem. É dever de cada Cristão crescer na graça e no conhecimento da Palavra de Deus - II Pedro 3.18. E como disse Oséias "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor". Oséias 6.3-4. Devemos ler a Bíblia porque ela é a Palavra de Deus, nossa bússola diária, regra de Fé e prática, tudo que ocorre no mundo, a palavra de Deus sempre tem a direção correta, cremos que a Palavra é o aferidor, doutrinário, moral e ético para toda e qualquer situação que possa ocorrer e ser resolvida, tanto no mundo quanto na Igreja.